Estupefato

Origem da palavra estupefato

A palavra estupefato vem do latim stupefactus, que significa estar atônito.

Em latim, estupefactus é o estado de pasmo, que paralisa e deixa atordoado ou confuso, sem saber o que dizer ou fazer. Em português, estupefato manteve o mesmo significado. Por exemplo, na primeira vez que uma criança pequena, que não sabe sobre dentaduras, vê sua avó tirar os dentes, poderá ficar estupefata, sem saber como reagir. Estupefactus também pode ter o sentido de ficar imóvel, sem conseguir se mexer.

O adjetivo estupefactus vem do verbo estupefacere, que significa atordoar ou deixar alguém atônito, sem conseguir reagir. Também pode ter o sentido mais literal de deixar uma pessoa sem sentido, paralisado ou entorpecido, sem conseguir reagir de maneira normal.

Estupefacere é o resultado da junção de duas palavras: stupere e facere. O verbo stupere significa ficar pasmado, muito admirado, atônito ou atordoado. Também pode significar ficar parado, sem se mexer. O verbo facere significa fazer, com todos os sentidos que o verbo fazer tem no português: realizar, construir, produzir, praticar ou provocar ou causar. Assim, estupefacere significa literalmente “fazer ficar atordoado” ou “causar pasmo”.