Estábulo

Origem da palavra estbulo

A palavra estábulo vem do latim stabulum, que era um lugar para guardar os animais. Um stabulum também podia ser um lugar para morar ou passar a noite.

A palavra stabulum vem da raiz stare, que é o equivalente em latim ao verbo estar. Stare também podia ter vários outros significados:

  • Ficar de pé
  • Estar firme ou ser estável
  • Ficar parado ou não se mexer

Assim, a palavra stare estava ligada à ideia de estabilidade e firmeza. Stabulum significava literalmente “um lugar para ficar de pé” ou “um lugar para estar”. Por isso, um stabulum podia ser mais que um lugar onde os animais dormem. Uma casa pequena ou uma albergaria podia ser considerada um stabulum. Antigamente, muitas pessoas pobres viviam em casas que eram pouco mais que um estábulo! Uma taverna ou uma casa de prostitutas também podia ser um stabulum.

Com o tempo, a palavra estábulo perdeu os outros significados e ficou apenas com o sentido de um lugar coberto para manter o gado seguro durante a noite.

A palavra para estábulo teve a mesma origem em várias outras línguas. Estábulo é establo em espanhol, stalla em italiano, stable em inglês e étable em francês. A evolução da palavra estábulo em português foi parecida com o equivalente nessas outras línguas.