Profano

Origem da palavra profano

A palavra profano vem do latim profanus, que significa algo que não é sagrado.

Em latim, profanus tem o sentido de qualquer coisa ou pessoa que não está ligada às coisas sagradas. Podia significar alguém que não podia entrar no templo ou que rejeitou ou insultou a religião. Também podia ter o sentido de uma pessoa que não entende coisas religiosas ou que não tem acesso a certos rituais espirituais, por não ser iniciado nessas coisas.

Profanus vem da junção de duas palavras: pro e fanum. Pro é uma preposição que significa “diante de” ou “perante” alguma coisa. Fanum significa um templo ou lugar sagrado. Assim, Profanus significa literalmente “diante do templo”.

Em várias religiões, apenas os iniciados e os sacerdotes podiam entrar no templo. Alguns rituais eram secretos e somente alguns escolhidos ganhavam acesso aos “segredos dos deuses”. Todas as outras pessoas (os leigos) estavam barradas de entrar no templo ou nos lugares mais secretos do templo. Nas grandes festividades religiosas, os leigos, ou profanos, ficavam do lado de fora, diante do templo, para participarem indiretamente, recebendo bênçãos ou mensagens dos deuses através dos sacerdotes.