Inefável

Origem da palavra inefvel

A palavra inefável vem do adjetivo em latim ineffabilis, que significa alguma coisa indescritível, que não pode ser expressa por palavras.

A raiz da palavra inefável é o verbo faris, que significa falar. Como em qualquer língua, em latim há várias palavras para dizer “falar”. Uma delas é effaris, que é a junção de ex (para fora) e faris. Assim, effaris significa literalmente “dizer para fora” e é sinônimo faris.

O in- de ineffabilis é um prefixo de negação e significa “não”. Logo, ineffabilis significa literalmente algo de que não se pode falar.

Inefável não significa algo de que é proibido falar. Simplesmente é algo que não é possível descrever por palavras, porque as palavras falham. Não há palavras que consigam explicar essa coisa, porque é muito grande ou está além de nossas capacidades. Por exemplo, uma emoção muito grande e forte, que você não entende muito bem e não consegue descrever é inefável. Uma coisa inefável desafia toda descrição por palavras. Um sinônimo para inefável é a palavra indescritível.

Assim, inefável é uma palavra para descrever algo que não é possível descrever! Paradoxo? Talvez.