Nefasto

Origem da palavra nefasto

A palavra nefasto vem do latim nefastus, que significa contra a lei divina.

Em latim, nefastus tinha o sentido de algo que desagrada a deus, ou aos deuses. Por causa dessa associação com a falta de favor divino, nefastus também passou a significar azarado, amaldiçoado, criminoso ou abominável.

A palavra nefastus vem da raiz nefas, que significa pecado, algo que vai contra as leis divinas, provocando a ira dos deuses, e que é fundamentalmente errado. Também pode significar algo terrível, ou que é proibido, um crime ou crueldade.

Nefas vem da junção de duas palavras: ne e fas. Ne significa “não” e na palavra nefas serve como prefixo de negação. A palavra fas significa aquilo que é correto, aceitável ou que está dentro das leis divinas. Também significa aquilo que é permitido por lei ou que é moralmente certo. Assim, nefas significa literalmente “não certo” (= errado).

Passando para o português, a palavra nefasto perdeu o significado de pecaminoso, errado e que desagrada os deuses. Seu significado passou a ser apenas algo azarado, infeliz, sinistro. Por exemplo, o dia em que o Brasil perdeu 7 a 0 contra a Alemanha foi um dia nefasto.