Barroco

Origem da palavra barroco

Do francês boroque, que significa “irregular”.

Existem diversas hipóteses sobre a real origem do termo “barroco”.

Alguns etimologistas acreditam que a palavra tenha se originado a partir do grego baros, que significa “pesado”, enquanto outros defendem a ideia do surgimento a partir do italiano barocchio, que quer dizer “engano” ou “fraude”.

No entanto, a versão mais aceita sugere que tenha aparecido na língua portuguesa a partir da versão em espanhol berrueca ou do francês baroque, que teriam sido evoluções do latim verruca, que significa “verruga” ou “irregular”.

Na língua portuguesa, barroco é uma pedra irregular granítica ou uma pérola de forma irregular. Esta palavra aparece com esta definição no dicionário da língua portuguesa desde o século XVII.

No século XVIII, a palavra barroco começou a ser associada a tudo o que era irregular, extravagante ou desigual, principalmente em referência às obras artísticas que surgiram após o período do Renascimento.

O estilo artístico do barroco é caracterizado pela exuberância e excesso de ornamentos, o que apresentava um grande contraste ao Renascimento, cujas formas eram simplistas e harmônicas.