Verdugo

Origem da palavra verdugo

A palavra verdugo vem do latim viriducum, que significa uma vara verde.

Em latim, o viriducum era uma vara verde usada para açoitar pessoas. Antigamente, o açoite com uma vara era um castigo comum para disciplinar crianças, escravos ou pessoas que tivessem cometido certos crimes.

Com o tempo, a pessoa que infligia o castigo também passou a ser chamada de verdugo. Mais tarde, a palavra ganhou uma definição ainda mais larga. Verdugo se tornou a pessoa encarregada de executar o castigo sobre alguém, quer fosse açoites, outras torturas ou até pena de morte. A palavra verdugo passou a ser sinônimo de carrasco. A definição de verdugo continuou a expandir e passou a ter também o sentido de alguém que maltrata outra pessoa, causando dor e sofrimento em sua vida.

A palavra viriducum vem da raiz viride, que significa não só a cor verde, mas também algo fresco, jovem ou viçoso. Viride não era apenas uma cor; estava associado à ideia de uma planta nova, ainda não madura. Um viriducum seria uma vara tirada de uma planta jovem, sendo por isso mais flexível, funcionando bem como chicote.