Pedante

Origem da palavra pedante

A palavra pedante vem do italiano pedante. Em italiano, pedante significa uma pessoa que gosta de exibir seu conhecimento ou que é muito exato com as regras. Antigamente, pedante significava o professor de uma escola.

Pedante pode ter surgido de pedagogo, que significa professor. O professor tem muito conhecimento, que transmite aos alunos. Da mesma forma, o pedante por vezes tenta “dar uma aula” sobre algum assunto aos seus ouvintes, mesmo quando não são seus alunos. A palavra pedante sempre esteve associado a ter grande conhecimento sobre alguma coisa.

O professor mostra seu grande conhecimento sobre sua especialidade nas aulas. Foi provavelmente por causa disso que se começou a chamar a pessoas que gostam de exibir seu conhecimento especializado de pedantes (professores).

Pessoas que têm muito conhecimento em uma área têm tendência para serem muito cuidadosos com os termos que usam quando falam sobre sua especialidade, procurando usar as palavras certas, exatas. Assim, pedante também ganhou o significado de uma pessoa picuinhas, que gosta de exatidão e corrige erros pequenos, com os quais a maioria das pessoas não se importa. Por exemplo, uma pessoa que não tolera pequenos erros gramaticais em escrita informal pode ser chamada de pedante.

Pedagogo vem do latim paedagogus e, antes disso, do grego antigo paidagogos, que era um escravo que cuidava das crianças e as levava para a escola.