Vigarista

Origem da palavra vigarista

 A palavra vigarista vem da expressão conto-do-vigário, que por sua vez vem do latim vicarius.

Vigarista é uma palavra tipicamente portuguesa que significa alguém burla outras pessoas, inventando histórias conhecidas como contos-do-vigário para tomar seu dinheiro. A origem do conto-do-vigário não é conhecida mas existem várias histórias antigas de pessoas enganando outras que envolvem direta ou indiretamente um vigário. Foi provavelmente a partir de uma dessas histórias que a expressão “conto-do-vigário” surgiu.

Na Igreja Católica, o vigário é um padre ou outro membro o clero que substitui ou auxilia alguém superior na hierarquia em suas funções. O vigário não tem a mesma posição da pessoa que substitui mas faz algum de seu trabalho, pelo menos durante algum tempo.

A palavra vigário vem do latim vicarius, que significa aquele que substitui ou o representante de outra pessoa. Por exemplo, quando um professor está doente, pode enviar um substituto para dar suas aulas. Esse seria o professor vicarius, em latim. Vicarius vem da raiz vicis, que significa mudança, alternância ou troca. Vicis também pode ter o sentido de um turno ou uma substituição. No entanto, essa definição não tem nada a ver com o significado de vigarista.