Idôneo

Origem da palavra idneo

A palavra idôneo vem do latim idoneus, que significa algo ou alguém que é apto ou capaz.

Uma coisa que era idoneus tinha capacidade para desempenhar certa tarefa. Idoneus também podia significar algo conveniente, adequado ou apropriado para suprir alguma necessidade. Por exemplo, o governo brasileiro precisou construir um lugar idôneo, apropriado, que estava à altura dos jogos olímpicos de 2016.

Uma pessoa também podia ser idoneus. Nesse sentido, seria alguém que tinha a habilidade, o conhecimento, a capacidade para exercer certo cargo. Por exemplo, uma empresa que precisa de um novo trabalhador vai procurar contratar uma pessoa idônea, com as qualificações certas para fazer o melhor trabalho. A pessoa idônea é digna de seu posto.

Idôneo manteve seu significado original do latim ao longo dos tempos. Hoje em dia continua a ter o sentido de capacidade ou ser adequado ou conveniente. Pessoas ou coisas idôneas são úteis para realizar alguma função, dignas para o desafio que se apresenta. Esse desafio pode ser todo tipo de situação, desde encontrar a mesa certa para pôr na cozinha até encontrar a pessoa mais capaz para dirigir o país!