Hipotenusa

Origem da palavra hipotenusa

A palavra hipotenusa vem do latim hypotenusa que, por sua vez, veio do grego antigo hypoteinousa. Hipotenusa sempre esteve associado à geometria, significando o lado mais comprido de uma triângulo retângulo.

O grego hypoteinousa vem da junção de hypo, que significa “por baixo”, com teinen, que significa “esticar”. Assim, a hipotenusa era a linha que se esticava entre as pontas de duas outras linhas unidas por um ângulo reto, formando um triângulo.

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado mais comprido, que não está unido a nenhum dos outros dois lados por um ângulo de 90 graus (reto). Os outros dois lados são chamados de catetos e estão unidos por um ângulo reto. É por causa do ângulo reto que esse tipo de triângulo se chama triângulo retângulo.

Uma pergunta que os matemáticos antigos tinham era: se conhecemos o comprimento dos dois catetos de um triângulo, como podemos calcular o comprimento da hipotenusa? O filósofo e matemático grego Pitágoras (século VI a.C.) estudou triângulos retângulos e provou que a área do quadrado da hipotenusa (comprimento x comprimento) era igual à soma da área dos quadrados dos dois catetos. Assim, a fórmula para calcular a hipotenusa seria:

h2 =c12xc22

Essa fórmula para calcular a hipotenusa, ou qualquer outro lado de um triângulo retângulo, ficou conhecida como o teorema de Pitágoras.