Reputação

Origem da palavra reputao

A palavra reputação vem do latim reputatio, que significa consideração ou reflexão sobre alguma coisa.

Em latim, reputatio vem do verbo reputare, que significa pensar cuidadosamente sobre alguma coisa, refletindo sobre ela. Também pode ter o significado de fazer ou confirmar cálculos. Reputare tem sempre o sentido de usar os pensamentos, analisando alguma coisa com cuidado.

A palavra reputare vem da junção do prefixo re- com o verbo putare. Re- é um prefixo que indica a repetição de alguma ação. A palavra putare significa pensar, refletir, fazer suposições ou considerar alguma coisa. Também significa calcular ou estimar o valor de algo. Ainda outro sentido que putare pode ter é limpar, purificar, podar ou tirar o mato de algum lugar. Assim, reputare significa literalmente “voltar a considerar ou pensar sobre alguma coisa”.

Passando para o português, a idéia de considerar o valor de alguma coisa ficou associada ao caráter das pessoas. Em vez de calcular o valor em dinheiro de um objeto, reputação se tornou calcular ou considerar o valor moral de alguém. Com o tempo, reputação também ganhou o sentido fama. Por exemplo, um homem que tem reputação de ser mulherengo tem fama de seduzir mulheres e as pessoas vão fazer vários juízos morais sobre esse aspecto de seu caráter.