Ordinário

Origem da palavra ordinrio

A palavra ordinário vem do latim ordinarius, que significa comum.

Em latim ordinarius tem o sentido de algo regular ou organizado. Algo que era ordinarius seria normal, em conformidade com a regra, ordenado. Por isso, ganhou também o sentido de algo que é comum, que não tinha nada de extraordinário (note-se a ligação entre ordinário e extraordinário).

A palavra ordinarius vem da raiz ordo, que significa ordem, organização, coisas alinhadas ou planeadas, coisas que sucedem umas às outras de acordo com certas regras ou um grupo social ou militar organizado. Originalmente, ordo significava um conjunto de fios organizados em um tear. Esses fios tinham uma ordem específica, que permitia tecer pano. Por causa disso, ordo ficou associado a ordem e organização. Assim, ordinarius significa literalmente “ordenado”.

Com o tempo, a palavra ordinário ganhou uma conotação negativa. Palavras que significam “normal” ou “comum” muitas vezes evoluem para terem o sentido de “má qualidade”. Foi isso que aconteceu com ordinário, que passou a significar algo que é ruim. A palavra ordinário passou a ser aplicada principalmente para designar pessoas de mau carácter, sem decência. Raramente se usa mais ordinário com o sentido de regular ou normal.