Esplêndido

Origem da palavra esplndido

A palavra esplêndido vem do latim splendidus, que significa brilhante ou magnífico.

No sentido mais literal, splendidus tem o significado de algo que brilha ou emite uma luz muito forte. No sentido metafórico, splendidus significa algo belo, nobre, magnífico ou maravilhoso. Também pode significar algo luxuoso, cheio de pompa ou glória. Suas caraterísticas são tão notáveis que chamam a atenção como uma luz muito brilhante.

A palavra splendidus vem da raiz splendere, que significa brilhar ou cintilar. Também pode ter o significado de ser brilhante, no sentido de ser incrível, fantástico ou se destacar em alguma situação. Splendere é a raiz de várias outras palavras no português, além de esplêndido, como esplendor, esplandecer e resplandecer.

Do latim para o português, a palavra splendidus sofreu algumas alterações. O -dus perdeu o -s e se transformou em -do, uma terminação mais comum em português. A palavra também ganhou um e- no início e se tornou “esplêndido”. Em português, esplêndido manteve os mesmos significados que em latim, sendo usado principalmente para falar sobre coisas magníficas ou cheias de luxo ou beleza, sem perder o sentido literal de algo muito luminoso.