Conterrâneo

Origem da palavra conterrneo

A palavra conterrâneo vem do latim conterraneus, que significa uma pessoa do mesmo lugar que outra.

Conterraneus não era uma palavra muito usada em latim. A palavra tinha o sentido de uma pessoa do mesmo país ou da mesma terra que outra. Por exemplo, duas pessoas de Campo Grande, no Brasil, seriam chamadas de conterranei (plural de conterraneus). Também se poderia chamar duas pessoas brasileiras de conterranei.

A palavra conterraneus vem da junção de duas palavras em latim: cum e terra. Cum é uma preposição que tem o sentido de “junto com” ou companhia. Na palavra conterraneus, cum se transformou em con-. Terra significa... terra! Tinha os mesmos significados que “terra” pode ter em português: terra firme (que não é o ar nem a água), o chão debaixo dos pés, o solo onde as plantas crescem (e que pode sujar a roupa), o planeta onde vivemos, ou um território definido com fronteiras criadas pelo homem. Assim, conterraneus significa literalmente “da mesma terra”.

Do latim para o português, a palavra conterraneus perdeu o -s no fim e o -u- se transformou em -o-, que é uma terminação mais comum em português. A palavra tornou-se, assim, conterrâneo.