Neófito

Origem da palavra nefito

A palavra neófito vem do grego antigo neophytos, passando para o português através do latim neophytus.

No grego antigo, neophytos significa um nova plantação, algo que foi plantado recentemente ou que é uma nova planta. Neophitos vem da junção de duas palavras: neos e phyton. A palavra neos significa novo, jovem, recente ou fresco. Neos está na origem do sufixo neo- em português, que significa novo ou recente. A palavra phyton significa uma planta ou algo vivo, que cresce. Assim, neophytos significa literalmente “planta nova ou recente”.

No sentido metafórico, neophytos significa novo-convertido. O primeiro registro do uso de neophytos com esse significado está no Novo Testamento (que foi escrito em grego), na Bíblia, em 1 Timóteo 3:6. A partir de então, neófito foi usado para designar novos membros na igreja, recentemente convertidos. Um novo-convertido é como uma planta que acabou de nascer, ou que foi plantada em um lugar novo, ainda verde e que precisa crescer.

Com o tempo, neófito ganhou também o sentido de novato em qualquer área. Por exemplo, um jovem no seu primeiro emprego é um neófito, porque ainda não tem experiência e tem muito para aprender.