Insolente

Origem da palavra insolente

A palavra insolente vem do latim insolens, que significa arrogante ou sem moderação.

No latim, a palavra insolens pode ter vários significados, como “fora do normal”, “contrário ao que é costume” ou alguém que “não está acostumado” a alguma coisa. Também pode significar exagerado, pouco constante, orgulhoso ou sem respeito no falar. Insolens tem sempre a idéia de algo fora do comum ou que não está de acordo com o costume. Por exemplo,  pessoa que fala de forma desrespeitosa e arrogante está quebrando as regras normais de convívio com as pessoas.​

A palavra insolens foi formada a partir da junção de in- e solens. In- é um prefixo de negação, que significa “não” ou “ausência” de alguma coisa. Solens é uma forma do verbo solere, que significa “ter o costume” ou “estar habituado” a alguma coisa. Assim, insolens significa literalmente “não habituado” ou “sem o costume”.

Passando para o português, a palavra insolente perdeu o sentido de fora do comum e desacostumado. O significado principal se tornou a arrogância e desrespeito. Com o tempo, insolente passou a significar principalmente ter uma atitude ofensiva, tratando as pessoas sem respeito e falando de maneira grosseira.