Escárnio

Origem da palavra escrnio

A palavra escárnio vem do verbo escarnir, ou escarnecer, que tem origem no germânico skernjan, que significa gozar, humilhar ou fazer pouco de alguém.

O germânico era uma língua antiga (ou um conjunto de línguas semelhantes entre si) que deu origem a várias outras línguas modernas na Europa. Algumas línguas de origem germânica são o alemão, o inglês e o holandês. O português é uma língua latina, porque sua origem e influência principal é o latim. No entanto, algumas palavras em português têm origem em outras línguas. Esse é o caso da palavra escárnio.

A palavra escarnecer provavelmente chegou do germânico à língua portuguesa através de outras línguas. O francês antigo tinha a palavra escharnir e em espanhol também existe a palavra escarnir, com o mesmo significado de zombar ou desprezar. Em português, surgiu como escarnir, que deu origem a um sinônimo: escarnecer. Tanto escarnir como escarnecer ainda estão em uso na língua portuguesa.

A partir do verbo escarnecer, ou escarnir, foi formado o nome escárnio, que normalmente se refere ao sentimento por trás do ato de escarnecer. Escárnio é sentir ou tratar alguém com desprezo ou zombaria.