Equilátero

Origem da palavra equiltero

A palavra equilátero vem do latim aequilaterum, que significa algo com todos os lados iguais.

Em latim, a palavra aequilaterum, ou aequilateralis, surgiu na matemática, nomeadamente na geometria, para indicar uma figura geométrica cujos lados têm todos o mesmo tamanho. Do latim para o português, o significado de equilátero não se modificou. Por exemplo, um triângulo equilátero tem três lados, todos com o mesmo comprimento.

Aequilaterum foi formado a partir de junção de duas palavras: aequus e latus. A palavra aequus é um adjetivo que significa igual. Aequus também pode ter outros significados, como uma superfície que é lisa ou plana. Aplicado a pessoas, aequus indica alguém que é justo, imparcial ou com emoções equilibradas (calmo). Latus, ou lateris, significa lado, ou flanco. Em português, a palavra lado vem de latus. Assim, aequilaterum significa literalmente “lados iguais”.

Do latim para o português, a grafia de aequilaterum sofreu algumas alterações. Em latim, ae-, ou æ-, podia ser lido de maneiras diferentes, de acordo com a palavra. Nesse caso, seria parecido com o é- aberto em português. Por isso, o ae- foi substituído por e-. O -rum se transformou em -ro, uma terminação mais comum em português.