Engodo

Origem da palavra engodo

A palavra engodo tem origem desconhecida. Não se sabe de onde vem e não existem palavras parecidas em outras línguas. Algumas sugestões traçam a origem da palavra engodo no latim mas não há evidência sólida para ter a certeza.

Um engodo é uma isca usada para atrair peixes ou animais para uma armadilha. No sentido mais metafórico, um engodo é um engano, uma armadilha que uma pessoa monta contra outra. Por exemplo, se um homem convida a esposa para jantar em algum lugar bonito, sem lhe dizer que a sogra, que não gosta dela, também vai estar lá, está usando um engodo para enganar a esposa. Não se sabe como essa palavra com esse significado surgiu na língua portuguesa.

Uma teoria sugere que a palavra engodo veio do latim gaudium, que significa alegria, gozo, prazer ou satisfação. Gaudium é a origem da palavra gozo em português. No entanto, não existe uma boa explicação de como o significado de engodo em português mudou de “alegria” (gaudium) para “engano” ou “atração perigosa”. Também não existe evidência da evolução da palavra gaudium, em latim, para engodo, em português, ao longo do tempo.