Simultâneo

Origem da palavra simultneo

A palavra simultâneo vem do latim simultaneus, que significa ao mesmo tempo.

Em latim, simultaneus tem o mesmo significado de simultâneo, em português: duas ou mais coisas que acontecem ao mesmo tempo ou duas ou mais pessoas que agem em conjunto. Por exemplo, quando uma pessoa tenta pegar na panela de arroz ao mesmo tempo que outra no jantar, os dois estão agindo em simultâneo, ou simultaneus em laitm.

A palavra simultaneus vem da raiz simul, um advérbio que significa duas situações que acontecem “ao mesmo tempo” ou uma ação que é realizada “assim que” outra coisa acontece. Por sua vez, a palavra simul veio de uma variação antiga do adjetivo similis, que significa algo que é semelhante ou que se parece com outra coisa. Similis também está na origem das palavras semelhante e similar, em português.

O significado de simul provavelmente passou de semelhante para ao mesmo tempo porque muitas vezes reparamos que duas coisas são parecidas quando acontecem ou se revelam ao mesmo tempo. Da mesma forma, normalmente traçamos uma ligação entre coisas que acontecem ao mesmo tempo quando têm alguma semelhança.