Isósceles

Origem da palavra issceles

A palavra isósceles vem indiretamente do grego antigo isoskeles, através do latim.

Em latim, a palavra isosceles é uma palavra “emprestada” do grego antigo, uma palavra grega que apenas foi colocada no alfabeto latino e manteve basicamente a mesma pronúncia que em grego. Isoskeles, em grego, é um termo matemático, usado na geometria para indicar uma figura geométrica com dois lados de tamanho igual. Em português, o significado de isósceles não mudou. Por exemplo, um triângulo isósceles tem dois lados de comprimento igual e outro de comprimento diferente.

Em relação a números, a palavra isoskeles tem ainda outro significado: um número que pode ser divido em dois números inteiros iguais, ou seja, um número par. Esse significado se perdeu no português.

Isoskeles vem da junção de duas outras palavras: isos e skelos. A palavra isos significa igual ou parecido. Em relação a pessoas, isos significa justo ou imparcial, e em relação ao relevo ou superfícies sólidas significa plano ou liso. Skelos significa perna, como a perna de uma pessoa. Assim, isoskeles significa literalmente “com pernas iguais”. Como o humano tem duas pernas, isoskeles passou a significar algo com dois lados iguais.