Discordar

Origem da palavra discordar

A palavra discordar vem do latim discordare, que significa não estar de acordo.

Em latim, o verbo discordare tem sempre o sentido de divergência ou separação. O significado principal de discordare era não concordar com alguém sobre alguma coisa, mas também podia significar estar separado, ou estar dividido, ou até mesmo ser diferente.

A palavra discordare vem da raiz discors, que significa discordante. Discors, ou discordis, também pode ter o sentido de separado, dividido ou em oposição.

Discors vem da junção do prefixo dis- com a palavra cor. O prefixo dis- indica separação, divergência, ou divisão em duas partes. A palavra cor significa coração, ou a sede da alma. Assim, discors significa literalmente “dois corações separados ou divergentes”.

O sentido original de discordar é a falta de união que surge quando duas pessoas têm ideias ou emoções diferentes sobre algum assunto. Assim como concordar significa “corações juntos ou unidos”, discordar significa separação ou falta de união. Do latim para o português, a palavra discordar perdeu o sentido ser diferente mas manteve o sentido principal de ter uma opinião oposta a outra pessoa.