Altruísmo

Origem da palavra altrusmo

A palavra altruísmo vem do francês altruisme, que se tornou uma palavra conhecida por causa do filósofo Auguste Comte. Altruísmo sempre esteve associado a fazer o bem aos outros.

A raiz da palavra altruisme é autre, que significa “outro” ou “diferente” em francês. Autre vem do latim alter, que tem o mesmo significado. Foi provavelmente a partir da raiz em latim que a palavra altruísmo ganhou um “l”.

Assim, a palavra altruísmo coloca a atenção no outro, não em mim. A ênfase do altruísmo é cuidar dos outros, não somente de nossos próprios interesses. O oposto de altruísmo é egoísmo.

O altruísmo era um conceito importante da filosofia de Auguste Comte. Ele acreditava que cada pessoa tinha o deve moral de colocar o bem dos outros acima de seu próprio bem. Assim, o altruísta deveria procurar beneficiar o máximo possível de pessoas com suas ações, sem considerar seu próprio bem. Cada um deveria esquecer de si mesmo para ajudar os outros.

Vários outros filósofos usaram a palavra altruísmo com significados ligeiramente diferentes da ideia original de Auguste Comte. No entanto, todos usam altruísmo no sentido de cuidar e se preocupar com os outros, sem pensar apenas no benefício próprio. Hoje em dia, altruísmo é usado normalmente com o significado de alguém que faz o bem a outros, sem procurar ganhar com isso.