Fotografia

Origem da palavra fotografia

Do grego phosgraphein, que significa literalmente “marcar a luz”, “registrar a luz” ou “desenhar na luz”.

A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, e graphein, que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.

O entendimento para o significado literal desta palavra está no processo como as fotografias são feitas. Trata-se de uma técnica de criação de imagens baseadas na captura e exposição da luz através de uma lente sensível e própria para este efeito.

De acordo com registros históricos, a primeira fotografia feita foi em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce.

Embora muitas pessoas pensem ao contrário, a criação da fotografia e o processo fotográfico não pode ser atribuído a apenas uma pessoa. Vários cientistas e estudiosos, de diferentes épocas, contribuíram para o desenvolvimento desta tecnologia.

Para se obter uma fotografia é necessário o uso de uma câmera fotográfica, seja analógica ou digital. A principal diferença entre ambas e que a analógica precisa de um rolo de filme fotográfico para que funcione e, além disso, passar por um processo de “revelação”.

A câmera digital, por sua vez, captura as imagens digitalmente, sem a necessidade de “filmes” ou “revelações” para que possam ser vistas.

Atualmente, as câmeras digitais estão presentes em todo lado, desde celulares, smatphones, tablets ou computadores.