Presunçoso

Origem da palavra presunçoso

A palavra presunçoso vem do latim praesumptus. Em latim, praesumptus vem da raiz praesumere, que significa presumir, antecipar ou ter ousadia.

Praesumere tem o sentido principal de ir na frente, assumir algo antecipadamente. Ela resulta da junção de duas palavras em latim: prae e sumere. Prae significa “em frente” ou “antes”. Sumere significa “tomar ou pegar” em alguma coisa, ou “assumir”. Assim, praesumere significa literalmente assumir ou tomar alguma coisa antecipadamente ou antes do tempo.

Em latim, praesumere significava se antecipar. Uma pessoa que chega a uma conclusão ou toma uma decisão antes do tempo, ou que assume que entende alguma coisa sem conhecer a situação está a praesumere, ou presumir, em português.

Com o tempo, a presunção ganhou também ou significado de orgulho ou vaidade. De certa forma, a pessoa que assume que já sabe tudo, sem se certificar dos fatos, está sendo orgulhosa. Presume coisas sobre outras pessoas ou acontecimentos, se baseando apenas na segurança que deve estar certa. Assim, o significado principal da palavra presunçoso passou a ser alguém orgulhoso, que se acha melhor que os outros e assume coisas baseado nas aparências.