Ordenada

Origem da palavra ordenada

A palavra ordenada vem do verbo ordenar, que vem do latim ordinare.

Em latim, ordinare significa organizar ou administrar alguma coisa com ordem. Também podia ter o sentido de escrever um relato ordenado ou governar com regras organizadas.

A palavra ordinare vem da raiz ordo, que significa ordem, organização, coisas alinhadas ou planeadas, coisas que sucedem umas às outras de acordo com certas regras ou um grupo social ou militar organizado. Assim, ordinare significa literalmente “colocar em ordem”.

Originalmente, ordo significava um conjunto de fios organizados em um tear. Esses fios tinham uma ordem específica, que permitia tecer pano. Por causa disso, ordo ficou associado a ordem e organização.

Em português, ordinare se tornou na palavra ordenar. A partir do verbo ordenar surgiu o adjetivo ordenado, que significa algo que está em ordem ou que foi organizado. Por exemplo, um exército é ordenado. Também podemos dizer que um texto com princípio, meio e fim é ordenado. Ordenada é o feminino de ordenado.

Na matemática, a palavra ordenada ganhou outro significado, ligado a gráficos cartesianos. A ordenada é a linha vertical do gráfico. Essa linha se chama ordenada porque organiza e diferencia os pontos do gráfico. Apenas com a informação da linha horizontal (o eixo das abscissas), o gráfico fica incompleto e não tem muita utilidade. O eixo das ordenadas completa a informação e dá ordem ao gráfico.