Omoplata

Origem da palavra omoplata

A palavra omoplata vem do grego antigo omoplate, que significa o osso largo e triangular no cimo das costas, ligado à clavícula, junto do ombro.

No grego, omoplate vem da junção de duas palavras: omos e platus. Omos significa coisas unidas ou iguais ou algo que dois ou mais patilham em comum. Em português, o prefixo homo-, que significa igual, vem de omos. Platus significa plano, largo ou espaçado. Por exemplo, uma planície seria descrita como platus. Assim, omoplate significa literalmente “o osso largo e plano que une, ou que é igual ao outro”.

Cada ser humano tem duas omoplatas simétricas nas costas. O omo- de omoplata indica que são dois ossos iguais e próximos. Esses dois ossos, junto com a clavícula, servem principalmente para unir o braços ao tronco. Elas também ajudam a apoiar os músculos associados aos ombros. Como o nome indica, a função da omoplata é unir ou ligar.

Em português, o termo técnico para omoplata é escápula. A palavra escápula vem do latim scapula, que significa o ombro ou as costas. Tanto omoplata quando escápula estão corretas em português.