Meliante

Origem da palavra meliante

A palavra meliante vem do espanhol maleante, que significa uma pessoa que faz o mal.

Em espanhol, maleante tem o sentido de alguém que faz coisas ruins, prejudicando outros. Também se chama de maleante um criminoso ou alguém que se dedica a atividades criminosas, como o membro de uma quadrilha.

A palavra maleante vem do verbo malear, que significa estragar ou danificar alguma coisa. Malear também pode significar corromper uma pessoa, “estragando” essa pessoa moralmente. Assim, um maleante é uma pessoa corrompida, que se dedica a atividades corruptas.

Malear vem da raíz malo, que significa mau, ruim ou errado. Por sua vez, malo vem do latim malus, que também significa mau, errado ou de qualidade ruim.

Passando para o português, a palavra maleante sofreu algumas alterações. O mal- se transformou em mel- e o primeiro -e- se transformou em -i-, visto que em português não se costuma ter um -e- antes do sufixo -ante. Em português, meliante passou a significar principalmente uma pessoa que não trabalha e vive à custa dos outros, usando métodos pouco honrosos. Também pode ter o significado mais próximo do original de um criminoso, alguém que se envolve em coisas erradas.