Lisonjear

Origem da palavra lisonjear

A palavra lisonjear provavelmente vem do espanhol lisonja. Tanto em português como em espanhol, uma lisonja é um elogio ou um louvor para agradar ou ganhar o favor da pessoa que se elogia.

A origem da palavra lisonjear é debatida. O mais provável é que tenha sido adotado do espanhol, que é a única língua com uma palavra parecida com o mesmo significado. Lisonja, em espanhol, veio do provençal lauzenja. O provençal é uma língua antiga do sul de França, perto da Itália.

A palavra lauzenja provavelmente veio da raiz laus, em latim. Laus significa um elogio ou um louvor. O verbo em latim laudare significa elogiar ou falar bem de alguém. Em português, as palavras louvar e laudo também vêm de laudare. Assim, a palavra lisonjear terá evoluído da ideia de louvar ou elogiar uma pessoa.

Outra possibilidade é que a evolução da palavra lisonjear esteja ligada à palavra losango, que em francês é lozenge. No entanto, a ligação entre losango (uma figura geométrica de quatro lados) e lisonjear é ténue. Praticamente a única coisa que têm em comum é um som parecido.