Indolente

Origem da palavra indolente

A palavra indolente vem do latim indolens, que significa sem dor, livre do sofrimento ou insensível à dor.

Em latim, indolens surgiu da junção de in- e dolens. In- é um prefixo de negação, que significa não ou ausência. Dolens é uma forma do verbo dolere, que significa ter dor, causar dor, sofrer ou sentir aflição. Assim, indolens significa literalmente “sem sentir ou causar dor”. Em português, a palavra indolor também vem desta mesma raiz.

Passando para o português, a palavra indolente ganhou também o significado de insensível e apático. Assim como algumas pessoas não sentem dor física, outras não têm muita sensibilidade para se preocupar com o sofrimento e a dor das pessoas à sua volta.

Além desse sentido, indolente começou a ser usado para pessoas que evitam situações de dor ou dificuldade. Assim, a palavra indolente ficou associada à preguiça e à falta de vontade, para evitar o esforço e possivelmente alguma dor. Por causa disso, indolente também ganhou o significado de falta de atividade ou falta de energia. Por exemplo, uma pessoa que só pensa nas dificuldades de seguir seus sonhos pode se tornar indolente, sem vontade nem energia para agir e alcançar seus objetivos.