Duende

Origem da palavra duende

A palavra duende vem do espanhol duende, com o significado de uma criatura sobrenatural que assombrava a casa. Em espanhol, duende surgiu da expressão “dueño de casa”, que significa dono da casa. As primeiras duas palavras se juntaram e o “o” caiu, formando a palavra duende.

Nas lendas antigas, um duende era uma criatura mágica ligada a uma casa, fazendo travessuras e causando problemas às pessoas que moravam lá. Alguns precisavam ser apaziguados para pararem de assombrar a casa. Os duendes eram os moradores sobrenaturais da casa.

Várias culturas pelo mundo têm lendas de criaturas mágicas ou seres sobrenaturais, como o duende, que assombram casas ou outros lugares. Esses seres podiam ser deuses espíritos ou criaturas mágicas, que podiam ser bons ou ruins, protetores e padroeiros ou cruéis e caóticos. Duendes seriam criaturas desse tipo, normalmente ruins ou problemáticos. Outros seres que assombravam a casa podiam ser pessoas mortas, que também podiam ser bons, cuidando dos descendentes, ou ruins, causando problemas por não terem encontrado descanso na morte.

Dueño, em espanhol, e dono, em português, vêm do latim dominus, que significa o dono ou chefe da domus (casa). Dominus também significa senhor ou soberano e podia significar, Deus, o Senhor.