Corroborar

Origem da palavra corroborar

A palavra corroborar vem do latim corroborare, que originalmente significava fortalecer ou reforçar. Corroborare é a junção de duas palavras:

Cum é uma preposição que significa “com” e aqui tem o sentido de reforçar ou intensificar uma ideia. Na palavra corroborar, cum aparece como o prefixo co-.

Roborare é um verbo que significa fortalecer.

A palavra roborare vem da raiz robur, que é uma espécie de madeira de carvalho forte e dura. Por isso, robur também ganhou o significado de força e solidez. O adjetivo robusto vem da mesma raiz. Por isso, originalmente, corroborar significava “tornar mais robusto”. Esse ainda é um dos significados da palavra corroborar, mas não é muito comum usar a palavra nesse sentido.

Com o tempo, a palavra corroborar ganhou outro significado: confirmar alguma coisa. Para um argumento ter “força”, precisa de evidência. Quando a evidência corrobora significa que torna o argumento mais sólido, mais digno de confiança. Por exemplo, em uma investigação criminal a evidência precisa corroborar o testemunho dos suspeitos para provar sua inocência.

No seu sentido original, a palavra corroborar por vezes é usada em contexto médico, para falar de coisas que fortalecem o corpo. Mas, hoje em dia, corroborar é usado principalmente com o significado de confirmar ou comprovar.