Conivente

Origem da palavra conivente

A palavra conivente vem do latim conivere, que significa fechar os olhos para alguma coisa ou ser cúmplice de um ato.

Em latim, conivere vem da junção de duas palavras: cum e nictare. Cum é uma preposição que significa “junto com” ou “na companhia de”, e se modificou para con- na palavra conivere. Nictare significa fechar os olhos, pestanejar ou piscar. Nictare se transformou em -nivere e o duplo n de connivere acabou por ser suprimido, se tornando em conivere. Assim, conivere significa literalmente “piscar com alguém” ou “fechar os olhos para alguém”.

Originalmente, conivere significava ignorar ou fechar os olhos para alguma coisa. Com o tempo, também ganhou o significado de ser cúmplice. Piscar o olho é uma forma de mostrar cumplicidade com alguém. Além disso, a pessoa que fecha os olhos para alguma situação errada muitas vezes é cúmplice do que está acontecendo e ignora a situação de propósito.

Em português, o sentido de piscar ou fechar os olhos para alguma situação ficou perdido e seu significado principal se tornou ser cúmplice, ativa ou passivamente. Por exemplo, um policial corrupto que ganha uma comissão por ignorar o negócio da droga em sua jurisdição está sendo conivente com os negociantes.