Admoestar

Origem da palavra admoestar

A palavra admoestar vem do latim admonere, que significa advertir ou corrigir alguém por um erro.

Em latim, admonere vem da junção de duas palavras: ad e monere. Ad é uma preposição que normalmente tem o sentido de se aproximar de alguém ou alguma coisa. Monere significa avisar, aconselhar ou fazer alguém se lembrar de alguma coisa. Assim, literalmente, admonere significa “se aproximar de alguém para lhe dar um aviso ou para lhe corrigir”. Por exemplo, um pai que vê o filho roubando uma bala e o corrige, ensinando que é errado, está a admoestar o filho.

Do latim para o português, a palavra admonere sofreu algumas alterações. Passando para o latim vulgar, admonere se transformou em admonestare. O latim vulgar era uma forma oral, não oficial do latim, sem regras fixas como no latim clássico. Era como o calão ou os regionalismos em português, muito usado em conversas mas não considerado adequado para a escrita formal.

A partir de admonestare, em português a palavra perdeu o -n- e o -e no fim e se tornou admoestar. Em outras línguas ocorreram outras alterações mas a maioria manteve o -n- no meio da palavra. Admonestare se tornou admonester em francês, ammonire em italiano, amonestar em espanhol e admonish em inglês.